Logo
Blog
Carne de boi
GG

Há mais de 8.000 anos, os ancestrais dos bovinos, os “Auroch”, foram domesticados na macedônia e na mesopotâmia. A carne de boi era reservada às classes mais altas da sociedade na Grécia e em Roma até o final do período medieval. Conhecemos hoje mais de uma centena de raça de bovinos na qual trinta delas são propícias ao consumo.

En boucherie, le bœuf désigne la viande dérivée des animaux de l’espèce Bos Taurus. Celle-ci regroupe les animaux de la famille des bovidés, dont la vache, le taureau, le broutard, la génisse ou encore le taurillon.

Depuis plus de 8 000 ans, les ancêtres des bovidés, les aurochs, sont domestiqués en Macédoine et en Mésopotamie. La viande de bœuf était réservée à la classe riche dans la Grèce et à Rome jusqu’à la fin de la période médiévale. L’on connaît actuellement plus d’une centaine de races de bovins dont une trentaine est propice à la consommation.

Les races à viande…

As raças de bovinos para o consumo de carnes são mais conhecidas quando comparadas aquelas para o cultivo de leite. Dentre as raças para o consumo de carne estão: Charolaise, Angus, Aquitaine Limousine. Dentre as raças leiteiras a mais reconhecida é a Normanda.

Os cortes dependem de cada região. Na Europa são usados por razão de seus diferentes conteúdos em gorduras e qualidade. As peças nobres reúnem as carnes mais macias para assar ou grelhar como o filet mignon . No Brasil a picanha, o rumsteack, entrecôte ou fraldinha. As peças ditas baixas, mais fibrosas, como por exemplo a paleta e o músculo são destinados para o cozimento prolongado na panela em caldo ou em fogo de chão.

Nas preparações de carnes vermelhas de boi encontramos os famosos Strogonof , cozido e costela gaúcha.

A conservação da carne de boi moída não é recomendada, somente consumível nas próximas 12 horas depois da compra. Por um outro lado, o congelamento é possível por um prazo de 2 a 3 meses para carnes frescas e de 10 a 12 meses para carnes cozidas.

vê as receitas de carnes de boi!

Categories: ,
Contatos

Gregoire Gaumont

Me ligue

+55 61 8111.1007

Agende uma visita

Brasília-DF