Logo
Blog
Paixão Por Cafés
GG

Paixão por Cafés

Apesar da Itália ser conhecida pela cultura do café expresso, a França é o maior consumidor de café da Europa. Lá se encontra a maior variedade também. Por nada se troca uma boa xícara de café da manhã para bem começar o dia!

Descobriremos o essencial que devemos saber a respeito desta bebida de mil sabores.

O que é café?

O café é uma bebida dita Psychotrope. O nome café vem da palavra Etiópia {KAFFA}. Reconhecemos também a origem da palavra em outros países como Turquia e Itália onde é respectivamente chamado de {Gayhé} e {caffé}.

Os cafés consumidos no mundo são de proveniência de um tipo particular de pé de café, o café arábica. Outras espécies servem também na preparação de cafés, mas não ultrapassem as fronteiras locais.

História, origem e descoberta do café.

Segundo especialistas, o café vem da Etiópia, mas esta origem não se faz unânime. O homem teria usado durante a pré-história antes que ele fosse transferido para o Iêmen no decorrer do século VI. A lenda conta que um pastor cujo o nome era “Abyssinie” na atual Etiópia, teria reparado as virtudes que a planta causava na suas cabras. Em seguida, ele teria ficado seduzido pelo seu perfume delicioso e provou as sementes em infusões na água.

O café fez sua entrada na Europa no inicio do século XVII com impulso dos Mercadantes venezianos. Sucesso imediato! Até hoje é parte integral da cultura Européia!

Cozimento e preparação do café.

Um bom café é obtido a partir de um bom grão de café. Os mesmos devem passar por várias etapas de preparação. Depois da colheita, os grãos de café passam para a secagem e para a lavagem para se livrar de seus envelopes. Só depois vai para a torrefação e moagem. Existem várias maneiras de preparar um café. O método dito “instantâneo”, a base de café em pó, este se obtém por decocção ou ainda a partir de infusões e de percolação sobe alta pressão.
Dica de conservação do café.

O café é delicado para conservar. De fato, com o tempo, o aroma e o gosto podem se perder. Portanto é melhor colocar em embalagem condicionada como saches a vácuo. Evitando assim a possível oxidação.

Onde encontrar um café de qualidade?

A variedade mais apreciada é o Arábica. Ela e por sinal é a mais produzida no mundo, na frente do Robusto. A melhor arábica se encontra na América latina, mais particularmente no Brasil. Mas é na Jamaica que podemos comprar o café mais carro do mundo, o blue Montain.

Categories: ,
Contatos

Gregoire Gaumont

Me ligue

+55 61 8111.1007

Agende uma visita

Brasília-DF