Logo
Blog
Italia e suas mil e uma cepas!
GG

Italia e suas mil e uma cepas!

Antes da crise do “phylloxéra’, no final do século XIX, a italia contava mais de milhões de variedade de cepas. Uma riqueza que contribua ate hoje na tipicidade dos vinhos italianos, tanto quanto no seus sucessos no mundo inteiro. A pesar de seu numero ter baixado no decorrer do último século, a península possui ainda a maior quantidade de variedade do mundo tanto quanto as variedades ditas internacionais como Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc ou ainda o Syrah.

Cada região possui seu tipo de variedades, bem que, como o Barbera ou o Sangiovese, sejam cultivados em toda “Bota”. O nobre Nebbiolo faz a grandeza dos vinhos tintos do Piemonte, e quanto o Sangiovese segura a reputação dos vinhos Toscans.

Muitas variedades cultivadas hoje em dia produzem vinhos desde a antiguidade nos seus “terroires”, tal como l’Aglianico ou ate algumas variedades únicas na Itália e que só se encontra em Sardenha, como a Malvasia di Sardenha, O Nuragus, O Semidano, O Giro e o Monica, lembrança da ocupação espanhol. Alguns já falaram que a multiplicidade das uvas compromete a compreensão dos vinhos Italianos. Mas os produtores sabem melhor que ninguém que esta variedade é o tesouro inestimável que representa a riqueza de seu vinhedo. Quando o novo mundo esta em procura de sua identidade se apoiando nas uvas internacionais, os viticultores Italianos redescobrem as virtudes de suas cepas plantadas em nenhum outro lugares.

Categories: ,
Contatos

Gregoire Gaumont

Me ligue

+55 61 8111.1007

Agende uma visita

Brasília-DF