Logo
Blog
Entender melhor o Cabernet Sauvignon.
GG

Entender melhor o Cabernet Sauvignon.

cabernet-sauvignon

O Cabernet Sauvignon é a variedade mais plantada no redor do mundo, resulta em vinhos de corpo, tânicos e com potenciais para ganhar complexidade no tempo.

Todos consumidores de vinhos conheçam o Cabernet Sauvignon. sua região de origem é a região do Medoc onde encontra melhor expressão em Margaux, Pauillac, St Julien e St Estephe, onde se encontro essencialmente assemblado com Merlot. Encontramos também na região Graves tanto como nas regiões de Buzet, sudoeste da França e Languedoc-Roussillon. Suas melhores excreções:

No exterior o Cabernet Sauvignon é cultivado no mundo tudo, encontramos da Itália a China. A Califórnia tem sem sombra de duvidas uma das melhores expressões do novo mundo. Austrália, África do sul, argentina e chile. É sem contestações a variedade tinta a mais polimorfa. Mais capais de se adaptar aos diferentes terroirs devida a sua alta resistência a doenças. Variedade tardia, em Bordeaux ela sempre é colhida por ultima depois da Merlot.

Em uma degustação a sega, encontramos o lado refrescante devido ao seu nível de acidez natural e a qualidade dos taninos. Não se confundira com o Merlot bem mais redondo. Como seu ancestral o Cabernet Franc ele oferece um frescor no final da degustação, as veses mentolado, mas na maioria com expressão de frutas vermelhas.

É recomendado servir um Cabernet a temperaturas não muito baixas, o ideal seria entre 14 e 16 C.

Minha recomendação de harmonização é carne vermelhas de boi ou de cassa. Principalmente com molho de vinhos.

Minha melhor lembrança de Cabernet foi com Magnum de Chateau Lascombes Margaux 1975.Na época servido com um prato que me da agua na boca ate hoje: Moela de vitela grelhada com mirpois de legumes de estacoes refogados ao vinhos Sauvignon branco.

Categories: ,
Contatos

Gregoire Gaumont

Me ligue

+55 61 8111.1007

Agende uma visita

Brasília-DF