Vinhos do Beaujolais

Além das apelações Beaujolais e Beaujolais Villages, dez zonas de produção se destacasm em “Crus”, com mais de 6.200 hectares de vinhedo (do sul subindo para o Norte): Brouilly, Cénas, Chiroubles, Côte- de-Brouilly, Fleurie, Juliénas, Morgon, Moulin-à-Vent, Régnié, Saint-Amour. 85% do vinhedo é plantado em Gamay, pouco vigoroso, mas produtivo, adaptado a rendimentos entre 45 e 60 hl/há, isso devido essencialmente aos solos graníticos vulcânicos magros e ácidos. . Em Chiroubles ou Fleurie a videira cresce a mais de 400 metros d’altitude. Mais oceânico, o clima e marcado pelas influências mediterrâneas no verão, e o frio continental no inverno, de onde vem a diferença térmica importante para o equilíbrio das safras.

Os vinhos e vinificações do Beaujolais.

Encontramos no Beaujolais duas estratégias de vinificação: A prática tradicional, permitindo de preservar frutas e maciez, em no máximo 12 dias de fermentação em grão inteiros, combinando a uma maceração carbônica (maceração interna ao grão), e em caso aleatório, uma imersão permanente do chapéu via “remontagens”; a vinificação a Bourgogne que permita obter taninos sem algumas agressividades, seja uma colheita desengaçada e uma maceração prolongada de 25 dias ou mais.

   Dentro dos vinhos do Beaujolais mais relembrados, aqueles do Moulin-à-vent apresentam uma fina textura particular devido ao granito de seus solos. Em Morgon, os chistes dão vinhos coloridos, relativamente encorpados considerando a região, com aromas de alcaçuz. Do lado das Côte de Brouilly, a mineralidade é geralmente bem marcada, enquanto Fleurie produz vinhos frutados, elegantes e de boa guarda. Enfim em Saint-Amour, o terroir do “Trias” dá vinhos relativamente apimentados, quando o vinhedo de Chiroubles, plantado acima de 400 metros d’altitude, produz vinhos frutados podendo envelhecer alguns anos.

Em paralelo dos deis “Crus” do vinhedo, o Beaujolais produz igualmente um vinho “primeur” conhecido no mundo inteiro: O Beaujolais Nouveau. Ele entra em distribuição na terceira quinta-feira do mês de Novembro, sua chegada é uma festa popular dos amadores de vinhos de vários países.

Blog

Confira as últimas novidades do Gregoire.com.br

Alimentos

Arroz

Ele existe igualmente em vários tipos de grãos.

saiba mais

Alimentos

Azeite Extra Virgem

O azeite de oliva é muito apreciado por suas qualidades nutricionais.

saiba mais

Alimentos

Carne de boi

Nas preparações de carnes vermelhas de boi encontramos os famosos Strogonof , cozido e costela gaúcha.

saiba mais

Alimentos

Carneiro

O carneiro é um mamífero da família dos ovinos.

saiba mais

Gregoire Gaumont no Instagram

Brasília-DF

61 98111-1007

contato@gregoire.com.br

Brasília-DF

Cadastre-se para receber nossas novidades.
desenvolvido por: brunorios.com