Massas

As massas são os alimentos realizados a partir da mistura de farinha, de sêmola de trigo duro, de arroz, de trigo preto, de água e às vezes de ovos e sal. Os asiáticos fabricam massas com farinha de arroz, farinha de trigo e feijão. Segundo o formato, existem vários tipos de massas: os espaguetes, penes ou macarrones. Por puro preconceito, as massas tem reputação de ser calóricas, mas não são! “(110 gramas de massa contem 110 calorias)”.

O termo “massa” vem do Latim “Pasta”, o nome do país de origem das Pastas. O termo grego “laganon” traduz um pedaço de massa cortado em bandas. Ele é a origem do célebre prato de “lasanha”. A história das massas é associada diretamente a do trigo. A origem das massas data do início do neolítico. Aproximadamente 1000 a.C, os povos do oriente médio e os gregos consumiam massas. A origem das massas é sujeita a controversas. Disse à lenda que seria o Marco Polo no século XIV que teria importado na Itália depois de uma viagem na China. Os Chineses utilizavam o trigo para fazer todo tipo de massas. Marcas arqueológicas nas ruínas de Lajia datando de 2000 anos a.C mostraram como eles fabricavam. Seriam os árabes que introduziriam na Itália as técnicas de produzir massas secas entre o século IX e XI. Os “macaronis” eram o prato emblemático dos napolitanos. Só foi no inicio do século XX que chegou a industrialização.

A Itália é o Maior consumidor mundial de massas (com 28 kg de massa por ano e por habitante), seguido da Venezuela e da Tunísia. Em 2005, a produção italiana chega a 3.191.505 toneladas sendo 50% destinado para a exportação.

As receitas a base de massas são diversas e todas mais deliciosas uma que as outras. Frequentemente, elas variam em função do formato das massas.

Frescas ou cozidas, as massas podem ser guardadas na geladeira durante 3 ou 5 dias e no freezer durante 3 meses. Podemos conservar as massas secas até um ano em um ambiente seco e fresco.

Blog

Confira as últimas novidades do Gregoire.com.br

Alimentos

Arroz

Ele existe igualmente em vários tipos de grãos.

saiba mais

Alimentos

Azeite Extra Virgem

O azeite de oliva é muito apreciado por suas qualidades nutricionais.

saiba mais

Alimentos

Carne de boi

Nas preparações de carnes vermelhas de boi encontramos os famosos Strogonof , cozido e costela gaúcha.

saiba mais

Alimentos

Carneiro

O carneiro é um mamífero da família dos ovinos.

saiba mais

Gregoire Gaumont no Instagram

Brasília-DF

61 98111-1007

contato@gregoire.com.br

Brasília-DF

Cadastre-se para receber nossas novidades.
desenvolvido por: brunorios.com